segunda-feira, 10 de abril de 2017

DESAFIOS DE LINGUAGEM


            Vivemos em um mundo competitivo e os desafios estão presentes no nosso dia a dia. Pensando nisso, na manhã do dia 07 de abril, as bolsistas do PIBID realizaram um “Desafio de linguagem” com os alunos dos terceiros anos (301,302,303) do Colégio Imigrante.
            A atividade contemplou conteúdos de língua portuguesa, oportunizou o trabalho em equipe, a integração do grupo e muita diversão.

            As turmas dividiram-se em três grupos e cada grupo escolheu um nome para sua equipe. 



O "DESAFIO DE LINGUAGEM" PROPÔS AS SEGUINTES ATIVIDADES


SOLETRANDO
Um representante de cada grupo será eleito para sortear de um envelope uma ou mais palavras que soletrará. Lembrando que, em palavras acentuadas, o nome do acento deve ser dito logo após a letra que é por ele modificada. Abaixo, as palavras que serão utilizadas no jogo com seus respectivos significados.
Analisar – experiência - vicissitudes (eventualidades) - ígneo (ardente) - gorjear (emitir sons melodiosos) - intolerância (que não aceita) - exórdio (prólogo) - eflúveo (perfume) - chistoso (engraçado) - elucubrações (reflexões) - consociação (conciliação) - opróbrio (ofensa) - abduzir (raptar) - empedernido (petrificado) - coalizão (aliança) - jogral (declamador do Trovadorismo) - ojeriza (aversão) - hectare (unidade de medida para superfícies agrárias) - maciço (sólido) - obséquio (favor) - hanseníase (lepra) - aquiescência (consentimento) - condescendência (que concorda) discernimento (entendimento) - imprescindível (que não pode dispensar) - intrínseco (que constitui a essência) - quinquilharia (bugiganga).
EXERCITANDO O VOCABULÁRIO
Sufixos são elementos que, acrescentados a um radical, formam nova palavra.
Escolha somente um dos sufixos abaixo e escreva o máximo de palavras com ele:
- agem ; - mento ; - mente
DITADO
1. exceção; 2. ansioso; 3. cabeleireiro; 4. micro-ondas; 5. assessoria; 6. sociopolítico; 7.companhia; 8. sem-teto; 9. ressuscitar; 10. capcioso.
CARTAZES
            Serão colados quatro cartazes (abaixo) no quadro negro explicando que três deles possuem problemas gramaticais de acordo com a norma padrão da língua.




            Os alunos devem escrever em uma folha as frases corrigidas. A primeira equipe a entregar, com as correções corretas, ganha um ponto.
JOGO DAS AMBIGUIDADES
            Cada grupo deverá listar quais as ambiguidades presentes nas frases; O grupo que acertar a maior quantidade de ambiguidades ganhará o ponto.
1.“Como arrumar uma coroa”
-Conseguir uma idosa; Arrumar (vestir, pentear e etc) uma idosa; Arranjar coroa de flores; Ajustar coroa na cabeça (passo à passo); Ser da realeza.
2.“Deixe de lado aquele sorriso amarelo”
-Dentes amarelados; Sorriso sem graça;
3.“Ligue antes de atravessar para o outro lado”
-Atravessar a rua; Outro lado “morte”.
4.“Encha seu filho de bolacha”
-Dar bolacha para comer; Dar tapas;
5.“Axe Compact- O que cabe no seu bolso”
-Cabe no bolso da roupa; Cabe no bolso financeiramente.
JOGO DAS SÍLABAS
            Elaboração do maior número possível de palavras com as sílabas entregues.


FICHA TÉCNICA:
Atividade: “Desafios de linguagem”
Data: 07 de abril de 2017
Turmas atendidas: 301, 302, 303
Alunos atendidos: 105                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

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