Entre os Muros da Escola: ficção ou realidade?
Entre os Muros da Escola é um filme francês que foi lançado em 2008. O longa metragem é muito conhecido no meio acadêmico, pois a partir dele emergem muitas discussões sobre a realidade do que acontece dentro da escola. Pode-se dizer que a ficção transcende a realidade, uma vez que muito do que vemos no filme condiz com a realidade escolar.
A história é focada no professor de língua francesa François Marin, que é interpretado pelo próprio autor da obra, François Bégaudeau. O filme aborda os conflitos entre professor e aluno, dentro da sala de aula, e as relações dos docentes, na sala dos professores. É possível observar os muros que existem dentro da escola: muros que separam professores e alunos.
A tarefa de motivar a aprendizagem não é fácil, ainda mais em uma turma heterogênea, como a do filme. Mas ao pensar nas diferenças, é importante refletir que elas sempre existirão, evidentes ou não. Cada aluno é um ser único! Ser um bom professor é ser capaz de identificar as individualidades de cada um e moldar sua forma de ensinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário