quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Projeto "A Utilidade do Inútil" na Literatura Escolarizada: a leitura dos clássicos


        Este projeto, realizado com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola Imigrante, teve como objetivo proporcionar a leitura de contos clássicos da literatura, a fim de ampliar o horizonte de expectativas do leitor, propiciando o conhecimento dos recursos da linguagem literária, sua transitividade, sua multiplicidade de sentidos, seu caráter interdisciplinar, especialmente no que tange ao estranhamento do universo literário.
   O projeto dividiu-se em três módulos. Cada grupo de bolsista responsabilizou-se pela implementação de um módulo. O primeiro módulo levou até a sala de aula o conto “Venha Ver o Pôr do Sol” de Lygia Fagundes Telles, buscando além de apresentar esta renomada escritora, trabalhar a noção de espaço e ambientação no texto literário. O segundo módulo trabalhou o conto “Barril de Amontillado”, de Edgar Allan Poe, e teve como foco a criação da personagem. E o último módulo trabalhou com o conto “Travesseiro de Penas” de Horacio Quiroga, centralizando as atividades na análise da linguagem literária. O projeto teve como culminância final a produção de um conto em grupos e de um vídeo no formato de um conto clip para divulgação dos contos produzidos.
        Alguns desses contos serão postados posteriormente. 
        Assista, a seguir, alguns dos vídeos produzidos pelos alunos no projeto:


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário