terça-feira, 6 de junho de 2017

Literatura, sociedade e estudantes


Em maio de 2017, faleceu o sociólogo e crítico literário Antonio Candido, um dos mais importantes teóricos da literatura brasileira. Em diversos planejamentos, o PIBID Letras-Português tem utilizado suas obras como referencial teórico para preparar nosso material. Mais do que estudos específicos, o crítico nos permite refletir sobre como deve ser o ensino da Literatura.

É Cândido, no livro Vários Escritos, que afirma: “os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudiciais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas.”. Portanto, sabemos que, ao trabalhar literatura em sala de aula, preparamos nossos alunos para ponderarem sobre a realidade em que estão inseridos. Cabe ao professor realizar essa aproximação quando o aluno não é capaz de enxergá-la.


Assim, ao apresentarmos textos literários em sala de aula, devemos fazê-lo de modo a demonstrar ao aluno como aquela obra dialoga com sua realidade, para que, dessa forma, ele compreenda a literatura como arte e conhecimento; um meio pelo qual é possível refletir sobre suas experiências de vida além da sala de aula. É com essa possibilidade em mente que tentamos sempre planejar os encontros e oficinas, pensando em momentos proveitosos e prazerosos para os estudantes.

Oficinas do Enem: Módulo I
Análise e estratégias de leitura de questões (língua e literatura)


                Compreender e interpretar as questões do Enem se torna um dos pontos mais importantes da prova, já ambas as competências aliadas ao conhecimento do conteúdo solicitado poderá garantir um resultado positivo. Uma grande porcentagem de erro nas questões está na falta de compreensão do que está sendo solicitado, levando consequentemente a conclusões precipitadas, mesmo quando o aluno conhece o conteúdo em si. Buscando sanar esse problema, a presente oficina tem por objetivo a análise de questões do Enem, buscando trabalhar estratégias de compreensão e de interpretação.
O primeiro módulo das Oficinas de Língua Portuguesa para o Enem consistiu na análise de questões de interpretação. O módulo foi dividido em dois dias, seguindo a seguinte organização:

1º dia: Análise de questões de Língua Portuguesa

            Num primeiro momento, foi apresentada a diferença entre compreensão e interpretação por meio de exemplos para ilustrar e facilitar o entendimento do aluno. Depois disso, foram expostas quais são as exigências que o aluno precisa atender para ser bem-sucedido na realização da prova.
            Em seguida, foi trabalhado o aspecto dos comandos verbais que são importantes, pois é por meio deles que o aluno conseguirá identificar o que a questão está solicitando. Feito isso, foram analisadas cinco questões de interpretação e gramática em conjunto com os alunos. Finalizada a análise, os alunos receberam mais cinco questões que foram resolvidas individualmente e, após a conclusão da atividade, foram socializadas as respostas e discutidas as dúvidas.

2º dia: Análise de questões de Literatura

            No primeiro momento, os alunos realizaram uma atividade que consistia na elaboração do enunciado de duas questões do Enem a partir do texto e das alternativas. Em seguida, foi feita a análise de sete questões, esclarecendo dúvidas acerca dos períodos literários mencionados nas mesmas. O módulo foi finalizado com a realização de questões de modo individual.
            O primeiro módulo foi concluído com sucesso e os alunos relataram que foi uma experiência positiva. Além disso, para as pibidianas, como futuras professoras, participar do planejamento e da realização da oficina foi gratificante e enriquecedor.