Oficinas
do Enem: Módulo I
Análise e estratégias de leitura de questões (língua e
literatura)
Compreender e interpretar as
questões do Enem se torna um dos pontos mais importantes da prova, já ambas as
competências aliadas ao conhecimento do conteúdo solicitado poderá garantir um
resultado positivo. Uma grande porcentagem de erro nas questões está na falta
de compreensão do que está sendo solicitado, levando consequentemente a
conclusões precipitadas, mesmo quando o aluno conhece o conteúdo em si.
Buscando sanar esse problema, a presente oficina tem por objetivo a análise de
questões do Enem, buscando trabalhar estratégias de compreensão e de
interpretação.
O primeiro
módulo das Oficinas de Língua Portuguesa para o Enem consistiu na análise de
questões de interpretação. O módulo foi dividido em dois dias, seguindo a
seguinte organização:
1º dia: Análise de questões de Língua Portuguesa
Num primeiro momento, foi
apresentada a diferença entre compreensão e interpretação por meio de exemplos
para ilustrar e facilitar o entendimento do aluno. Depois disso, foram expostas
quais são as exigências que o aluno precisa atender para ser bem-sucedido na
realização da prova.
Em seguida, foi trabalhado o aspecto
dos comandos verbais que são importantes, pois é por meio deles que o aluno
conseguirá identificar o que a questão está solicitando. Feito isso, foram
analisadas cinco questões de interpretação e gramática em conjunto com os
alunos. Finalizada a análise, os alunos receberam mais cinco questões que foram
resolvidas individualmente e, após a conclusão da atividade, foram socializadas
as respostas e discutidas as dúvidas.
2º dia: Análise de questões de Literatura
No primeiro momento, os alunos
realizaram uma atividade que consistia na elaboração do enunciado de duas
questões do Enem a partir do texto e das alternativas. Em seguida, foi feita a
análise de sete questões, esclarecendo dúvidas acerca dos períodos literários
mencionados nas mesmas. O módulo foi finalizado com a realização de questões de
modo individual.
O
primeiro módulo foi concluído com sucesso e os alunos relataram que foi uma
experiência positiva. Além disso, para as pibidianas, como futuras professoras,
participar do planejamento e da realização da oficina foi gratificante e enriquecedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário