A ludicidade na perspectiva pedagógica: projeto de jogos gramaticais
A cada dia fica mais
complicado encontrar uma forma de fazer com que os alunos fiquem atentos e
apreciem as aulas. O professor, constantemente, precisa estar em contato com
novas estratégias metodológicas e propostas lúdicas para atrair o estudante.
A ludicidade consiste,
justamente, no ato de brincar, utilizando recursos como jogos, desafios e
brincadeira. Há algum tempo, esse termo foi agregado ao campo educacional,
assim, alguns autores como Kishimoto (1994, 2008, 2010), por exemplo, iniciaram
seus estudos incorporando a brincadeira ao ensino. Esses autores defendem que a
ludicidade deve fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, pois com ela o
aluno aprende brincando e consegue construir a significação por meio de uma
atividade concreta.
Entretanto, não é qualquer atividade lúdica que pode fazer parte do
âmbito pedagógico. Segundo Rau (2012), a atividade lúdica pedagógica precisa
ter uma finalidade e um objetivo a ser atingido, assim,
o jogo torna-se então um meio para a
realização dos objetivos educacionais, e ao educando [...] deve ser garantida a
ação livre, iniciada e mantida unicamente pelo prazer de jogar é atrelada aos
objetivos educacionais sistematizados pelo educador (RAU, 2012, p.31).
Para que a aprendizagem se torne conhecimento ela necessita de
significação, nesse caso, o lúdico contribui significativamente para essa
transição. O jogo como recurso de ensino, além dos aspectos já citados, também
é um método que proporciona ao aluno uma evolução, já que ao jogar alguns
obstáculos precisam ser superados e estratégias precisam ser criadas,
enriquecendo ainda mais a aprendizagem.
Por tudo isso, conclui-se que o ensino associado à ludicidade é uma
metodologia que proporciona ao aluno uma aprendizagem mais significativa. Vale
ressaltar, também, que as estratégias lúdicas não são exclusividade da educação
infantil, como muitos acreditam, alunos de ensino fundamental e médio também
podem ser beneficiados com esse mecanismo, cabe ao professor adequar seus
objetivos às propostas.
Pensando nisso, desenvolveu-se no Colégio Imigrante, no ambiente da biblioteca, com os alunos dos
terceiros anos atividades lúdicas envolvendo revisão de aspectos gramaticais,
dentro âmbito da morfologia, uso da crase, acentuação e ortografia. Os jogos
foram baseados em jogos já consagrados como Jogo da Memória, Uno e Bingo.
REFERÊNCIA:
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade
na educação: uma atitude pedagógica [livro digital]. Curitiba:
Intersaberes, 2012.
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