terça-feira, 3 de abril de 2018

Projeto: jogos gramaticais


A ludicidade na perspectiva pedagógica: projeto de jogos gramaticais



            A cada dia fica mais complicado encontrar uma forma de fazer com que os alunos fiquem atentos e apreciem as aulas. O professor, constantemente, precisa estar em contato com novas estratégias metodológicas e propostas lúdicas para atrair o estudante.
            A ludicidade consiste, justamente, no ato de brincar, utilizando recursos como jogos, desafios e brincadeira. Há algum tempo, esse termo foi agregado ao campo educacional, assim, alguns autores como Kishimoto (1994, 2008, 2010), por exemplo, iniciaram seus estudos incorporando a brincadeira ao ensino. Esses autores defendem que a ludicidade deve fazer parte do processo de ensino-aprendizagem, pois com ela o aluno aprende brincando e consegue construir a significação por meio de uma atividade concreta.
Entretanto, não é qualquer atividade lúdica que pode fazer parte do âmbito pedagógico. Segundo Rau (2012), a atividade lúdica pedagógica precisa ter uma finalidade e um objetivo a ser atingido, assim,

o jogo torna-se então um meio para a realização dos objetivos educacionais, e ao educando [...] deve ser garantida a ação livre, iniciada e mantida unicamente pelo prazer de jogar é atrelada aos objetivos educacionais sistematizados pelo educador (RAU, 2012, p.31).

Para que a aprendizagem se torne conhecimento ela necessita de significação, nesse caso, o lúdico contribui significativamente para essa transição. O jogo como recurso de ensino, além dos aspectos já citados, também é um método que proporciona ao aluno uma evolução, já que ao jogar alguns obstáculos precisam ser superados e estratégias precisam ser criadas, enriquecendo ainda mais a aprendizagem.
Por tudo isso, conclui-se que o ensino associado à ludicidade é uma metodologia que proporciona ao aluno uma aprendizagem mais significativa. Vale ressaltar, também, que as estratégias lúdicas não são exclusividade da educação infantil, como muitos acreditam, alunos de ensino fundamental e médio também podem ser beneficiados com esse mecanismo, cabe ao professor adequar seus objetivos às propostas.
Pensando nisso, desenvolveu-se no Colégio Imigrante, no ambiente da biblioteca, com os alunos dos terceiros anos atividades lúdicas envolvendo revisão de aspectos gramaticais, dentro âmbito da morfologia, uso da crase, acentuação e ortografia. Os jogos foram baseados em jogos já consagrados como Jogo da Memória, Uno e Bingo.

REFERÊNCIA:
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica [livro digital]. Curitiba: Intersaberes, 2012.


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