A
visão de mundo das pessoas pode ser extremamente variada, dependendo das
vivências e das experiências, o indivíduo constrói sua visão de mundo. A
literatura também proporciona um olhar diferenciado, de acordo com quem a
escreve e a lê.
Foi
a partir dessa múltipla possibilidade de ver o mundo que a oficina intitulada
“O que é o mundo?” nasceu e desenvolveu, com os alunos dos terceiros anos, as
seguintes atividades: 1.sensibilização por meio da formação de uma teia com um
novelo de linha, sintetizando uma definição de mundo em uma ou duas palavras;
2. leitura de narrativas literárias, objetivando aproximar literatura e
conhecimento de mundo; 3. orientação para a realização de uma foto que
demonstre a visão de mundo de cada aluno.
A ideia de mundo apresentada pelos
alunos juntamente com as experiências proporcionadas pela leitura dos contos: “O
mundo”, de Eduardo Galeano; “Tía Cristina Martinez”, de Ángeles Mastretta;
“Ideias de Canário”, de Machado de Assis; e “No retiro da figueira”, de Moacyr
Scliar, compuseram uma interação coletiva, que visava responder à pergunta que
dá corpo ao projeto.
Como conclusão, os alunos foram questionados sobre algumas problemáticas presentes no mundo e procurou-se mostrar como a literatura revela caminhos possíveis de ver (o) e estar (no) mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário